Campo Grande é conhecida também como Capital Morena por causa da cor de sua terra (roxa/vermelha). A cidade tem uma população de cerca de 840 mil habitantes (ou 31,77% do total estadual) e cerca de 104 hab/km², sendo o terceiro maior e mais desenvolvido centro urbano da Região Centro-Oeste do Brasil e a 20º município mais populoso do Brasil em 2014, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A cidade está localizada em uma região de planalto, em que é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem. Foi fundada em 21 de junho de 1872, quando José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas, na confluência dos córregos Prosa e Segredo - e que atualmente é o Horto Florestal. Apresenta, ainda nos dias de hoje, forte relação com a cultura indígena e suas raízes históricas.
Entre seus moradores é possível encontrar descendentes de espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, sírio-libaneses, armênios, paraguaios e bolivianos. A qualidade de vida de Campo Grande acabou atraindo também muitas pessoas de outros estados do Brasil, especialmente dos estados vizinhos (São Paulo, Paraná e Minas Gerais) e do Rio Grande do Sul.
TURISMO
Campo Grande dispõe de uma grande infraestrutura tanto para o turismo tradicional quanto para turismo de eventos e histórico. Oferece várias opções de hotéis e equipamentos de lazer rural e urbano, sendo considerada um importante ponto turístico do território brasileiro.
A cidade é uma das opções por onde começa a aventura turística dos que se propõem a conhecer o Pantanal, Bonito, Costa Rica, entre outros vários municípios de destaque nacional.
Campo Grande também se destaca no turismo de eventos, oferecendo diversas oportunidades de negócios. Recebe vários eventos nacionais e internacionais, dispondo de uma infraestrutura completa de serviços, além da opção do turismo rural, onde os visitantes podem conhecer estâncias, pousadas rurais, pesque-pague, trilhas ecológicas, cachoeiras e fazer esportes radicais e cavalgadas.
Aproveite sua estadia para conhecer os pontos turísticos e gastronômicos de Campo Grande.
Feira Livre Central - Também conhecida carinhosamente como Feirona, a Feira Livre Central é ponto de encontro em Campo Grande. A principal atração do local é a variedade gastronômica, que conta com a tradicional Sopa Paraguaia, o Sobá, a Linguiça de Maracaju e a Saltenha. Iluminada e com boa infraestrutura, o local conta com estacionamento, banheiros e segurança. A Feira Livre Central fica na rua 14 de Julho, 3335.
Corredor Gastronômico da Bom Pastor - Ir até à avenida Bom Pastor para comer já é um hábito de quem mora em Campo Grande, a via se tornou o principal Corredor Gastronômico da cidade. São 2,4 km de restaurantes que servem pizza, comida japonesa, lanches e até fazem rodízio de tudo junto. Dividida pela Praça do Peixe, a Avenida recebe diariamente mais de 2 mil pessoas.
Mercadão Municipal - Toda cidade tem um mercadão municipal, o de Campo Grande possui um mix de Cultura, artesanato e gastronomia. Tem mais de 200 bancas e boxes de vendas de uma variedade de produtos, desde hortifrutigranjeiros, passando por ervas medicinais, até peixes da região e cestas básicas. O local fica na Rua 7 de Setembro 65.
PARQUES E PRAÇAS
Com mais de 170 praças distribuídas nos bairros da cidade, Campo Grande tem forte potencialidade para a prática esportiva e neste sentido a Prefeitura atua oferecendo oficinas de esporte e lazer gratuitas a toda população, além de oportunizar momentos de convívio social, recreação e qualidade de vida.
HOTÉIS
Novotel Campo Grande - HOTEL OFICIAL DO EVENTO
www.novotel.com
Deville Prime Campo Grande Hotel
www.deville.com.br
Novotel Campo Grande
www.novotel.com
Brumado Hotel
www.brumadohotel.com.br
Bahamas Suite Hotel
www.bahamasaparthotel.com.br
Jandaia Hotel
www.jandaia.com.br/site
Pousada Mato Grosso Hotel
www.pousadamatogrosso.com.br
Corredores profissionais e amadores irão se apaixonar por este percurso que tem 7,8 km de altos e baixos em meio a natureza preservada. A prova acontece no sábado, dia 13, e passa por alguns dos mais belos cartões postais da Capital onde podemos apreciar o encontro do urbano na mata, um diferencial de Campo Grande-MS.
Parque das Nações Indígenas
Av. Afonso Pena, s/n
Campo Grande - MS
Parque Estadual do Prosa
Jardim Veraneio
Campo Grande - MS